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Por que a Tesla está cortando a produção do Modelo Y na China
A Tesla reduziu a produção de seu carro elétrico Modelo Y mais vendido em sua fábrica em Xangai em uma porcentagem de dois dígitos desde março, de acordo com dados da indústria e uma fonte. Esta mudança ocorre num momento em que a Tesla enfrenta o enfraquecimento da procura pelo Modelo Y na China, o seu segundo maior mercado.
Razões para os cortes de produção da Tesla
- Enfraquecimento da demanda
Os dados mostram um declínio na produção do Modelo Y em comparação com o ano passado. Isto sugere que o abrandamento da procura pelo automóvel na China se deve provavelmente ao aumento da concorrência - eclodiu uma brutal guerra de preços entre os fabricantes de veículos eléctricos na China; desaceleração económica - A desaceleração económica da China pode estar a afectar os gastos dos consumidores em carros eléctricos. Além disso, o Modelo Y pode estar enfrentando a concorrência de modelos de veículos elétricos mais recentes.
- Mudando o foco
A Tesla pode estar reduzindo estrategicamente a produção do Modelo Y para se concentrar em robotáxis, sugerindo uma possível mudança nos carros elétricos. A empresa retirou recentemente do seu relatório de impacto a meta de entregar 20 milhões de veículos anualmente até 2030. O que sugere uma possível mudança do foco apenas na produção de carros elétricos, com uma possível mudança para robotáxis e inteligência artificial como novos fluxos de receita.
Cortes de produção da Tesla
A fábrica da Tesla em Xangai, o maior centro de produção da empresa em todo o mundo, planejou reduzir a produção do Modelo Y em pelo menos 20% durante o período de março a junho. Os dados mostram que a produção do Modelo Y na China caiu 17,7% em março e 33% em abril em comparação com os mesmos meses do ano passado.
Não está claro se os cortes de produção se estenderão além de junho ou impactarão outros modelos ou fábricas da Tesla.
Impacto nas metas de vendas
Apesar dos cortes de produção, a Tesla pretende manter as suas metas de vendas de 600.000 a 700.000 carros na China para 2024. Globalmente, a Tesla pretende vender 2 milhões de veículos elétricos este ano. Para aumentar as vendas, a Tesla reduziu recentemente os preços do Modelo Y na China e ofereceu financiamento sem juros aos compradores do Modelo 3.
Declínio da participação de mercado da Tesla
- A participação da Tesla no mercado de veículos elétricos da China caiu para 6,8% nos primeiros quatro meses de 2024, ante 7,8% em todo o ano de 2023.
- A BYD lidera o mercado chinês de veículos elétricos com uma participação de 34,3% nos primeiros quatro meses do ano.
Análise Técnica Tesla
Existem duas áreas principais que podem atuar como suporte para o preço, potencialmente impedindo que ele caia ainda mais.
Zona de suporte forte (168,46 - 173,73): Esta zona combina linhas de tendência e 50 médias móveis. Esta confluência de fatores sugere um forte interesse de compra nesta faixa de preço.
Suporte Secundário (145.40): Este é outro piso potencial para o preço com base em uma linha de tendência identificada no gráfico semanal. Se o preço cair abaixo da zona de forte suporte, este nível poderá oferecer alguma almofada temporária.
Por outro lado, existem seis obstáculos potenciais que o preço poderá enfrentar se tentar subir.
Zona de Resistência Principal (174.04 - 177.78): Semelhante à zona de suporte, esta é uma área com múltiplas linhas de tendência e médias móveis importantes que atuam como resistência potencial..
Existem quatro níveis de resistência identificados nos gráficos diários e semanais usando linhas de tendência e linhas horizontais.
181.52, 190.48, 194.59: Estes níveis de resistência podem ser individualmente menos fortes do que as zonas, mas ainda podem representar desafios para o preço.
215.87 and 240.14: Estes são níveis de resistência fortes, se o preço conseguir superar todos os níveis de resistência anteriores, estes níveis podem ser desafios significativos.
Geral
A Tesla cortou a produção de seu carro elétrico Modelo Y na China devido ao enfraquecimento da demanda e a uma potencial mudança estratégica em direção aos robotáxis. A empresa enfrenta uma concorrência crescente de outros fabricantes de veículos eléctricos e um abrandamento económico na China. Apesar dos cortes na produção, a Tesla mantém as suas metas de vendas para 2024 e tomou medidas para aumentar as vendas, tais como reduções de preços e ofertas de financiamento. A participação de mercado da Tesla na China diminuiu e o preço das ações da empresa enfrenta níveis potenciais de suporte e resistência no futuro próximo.